Layout do blog

nvseguros • jun. 05, 2022

Você sabe o que é e qual a importância de um perito forense?

>

Nos últimos anos, o campo de trabalho do perito forense aumentou consideravelmente. Isso porque cresceu também a necessidade de proteção de dados no âmbito digital das empresas e órgãos públicos. Tanto que uma área em alta atualmente é a do perito digital, que investiga e previne crimes cibernéticos. Na prática, ela une conhecimentos do Direito e da Tecnologia da Informação e Comunicação.

Para acompanhar a demanda pelo perito forense, principalmente na área computacional, também aumentaram as ofertas de cursos e capacitações. Neles são aprofundadas técnicas para o  combate de crimes digitais , com o objetivo de não deixar os criminosos cibernéticos impunes, além de procedimentos para provar a dinâmica, materialidade e autoria desses crimes.

Neste contexto, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), em vigor desde dezembro de 2020, também tem contribuído para a prevenção de atitudes ilícitas no Brasil, ao favorecer a proteção de dados de pessoas físicas e jurídicas.

Quer saber mais sobre a profissão de perito forense e como a área digital tem atraído tantos profissionais? Neste post, vamos detalhar o dia a dia da função e também das contribuições dessa área para a proteção de dados.

Boa leitura!

O que faz um perito forense?

O perito forense, também conhecido como investigador forense ou perito criminal, é a pessoa incumbida de examinar e desvendar provas e pistas em crimes. É um profissional especialista em técnicas de análise e interpretação de dados, além de desenvolver uma boa intuição ao longo da experiência.

Para você ter uma ideia, um perito forense utiliza métodos técnicos científicos bastante complexos para elucidar crimes e desvendar pistas. Veja uma lista de atribuições:

  • Examinar dados e evidências de crimes;

  • Gerar provas materiais de ocorrências investigadas;

  • Elaborar laudos para solucionar crimes de todas as espécies;

  • Defender as provas coletadas.

Outro ponto importante é que o perito forense tem a atuação com base na autoridade competente, ou seja, dentro de inquéritos policiais ou processos judiciais. Com isso, seu trabalho depende sempre de anuência de juízes, policiais e advogados, por exemplo.

E o perito digital, qual a sua função?

Na essência, o perito forense digital desempenha as mesmas funções de um perito convencional. No entanto, seu trabalho está focado no meio computacional.

A perícia digital é direcionada a investigação e análise de provas de crimes no meio digital, como  ataque de hackers , por exemplo, com a internet como pano de fundo.

De fato, a perícia digital teve seu campo de atuação ampliado por conta do uso maciço de smartphones e notebooks, além da Internet das Coisas, que insere a rede em equipamentos do dia a dia, como carros e geladeiras. Na prática, todos os dados podem servir de evidências para possíveis crimes cibernéticos. Outra atividade bastante comum na área é a de recuperação de mídias digitais na busca por provas, para rastrear o crime.

Para você ter uma ideia, há programas de computador que detectam se o celular ou outro dispositivo estão gravando áudio ou vídeo sem que o usuário perceba ou permita. É um artifício muito utilizado por criminosos, e que está na mira dos peritos digitais. Neste sentido, o perito digital tem a capacidade de identificar essas invasões em computadores, com o objetivo de capturar dados sensíveis dos donos da máquina.

Para quem decide investir nessa área profissionalmente, é imprescindível o domínio das ferramentas e recursos, além das leis que regem a perícia digital.

A LGPD e o perito forense

Lei Geral de Proteção de Dados  (LGPD) se encaixa perfeitamente no contexto da perícia forense. Afinal de contas, a partir da legislação, as empresas brasileiras tiveram que buscar adequação a novos padrões de proteção de dados. Na prática, a LGPD é uma barreira importante para prevenir ataques cibernéticos, a partir de uma política de proteção mais rígida.

A LGPD regulamenta o uso de informações pessoais com objetivo de comercializar produtos e serviços, por exemplo, em proteção aos direitos de liberdade e privacidade das pessoas. Com isso, uma operação hacker fica mais difícil, uma vez que a proteção aos dados sensíveis aumentam.

Um perito forense digital deve entender a fundo a LGDP e como ela impacta nas empresas e pessoas físicas.

Perícia forense: expansão digital

Agora você já conhece um pouco mais da atuação do perito criminal, principalmente, no campo digital, para apuração e prevenção de crimes cibernéticos.

Você pensa em deixar sua empresa protegida de ataques cibernéticos? Na  NV Seguros Digitais , você contrata o seguro que abrange atos de violação de segurança e privacidade, incluindo multas e sanções da LGPD. Faça já um  orçamento  e proteja sua empresa!

 

Fique por dentro de tudo o que você precisa saber sobre LGPD e cyber segurança no  nosso blog !

Fale conosco

Compartilhe o Artigo

03 mai., 2024
Riscos reputacionais são cada vez mais comuns e podem manchar a marca de uma empresa. Em nosso artigo, mostramos como lidar e evitá-los
Seguro para LGPD
22 abr., 2024
Entenda o que é o Seguro para LGPD, quais suas principais coberturas e qual a sua importância para a adequação da lei. Agende um diagnóstico gratuito agora!
riscos do metaverso
05 abr., 2024
Entenda quais são os principais riscos do metaverso para empresas que atuam com esse tipo de Inteligência Artificial.
Mais Posts
Share by: