Layout do blog

out. 31, 2023

Ransomware: o crescimento das extorsões digitais e como se proteger

>

Você já imaginou não conseguir mais ter acesso ao seu computador? Seus dados, seu banco, todas as suas informações estão ali, mas alguém se apropriou delas e não quer devolvê-las a não ser que você pague um resgate. É assim que funciona o Ransomware.


O Ransomware é um Cavalo de Tróia de criptografia, ou seja, uma vez que ele atinge seu computador, ele codifica todas as suas informações e/ou bloqueia o sistema operacional para que você não tenha mais acesso.


Segundo o Relatório Anual de Cibersegurança da empresa de soluções antifraude ClearSale, os ataques por Ransomware foram considerados, em 2022, o principal tipo de ataque no mundo, sendo que 1,5% deles foram aqui no Brasil.


Mas como é possível se proteger desse tipo de extorsão digital? A gente te explica agora.


Leia mais sobre o assunto: Ataques por Ransomware: o que são e como se proteger


O que é um ataque por Ransomware?


O Ransomware é um malware, ou seja, um software que foi fabricado exclusivamente para causar algum tipo de dano. Nesse tipo de ataque, ao instalar o malware e criptografar o computador da vítima sem ser notado, o cibercriminoso solicita um resgate para devolver o acesso.


Como o pagamento exigido pelo ataque normalmente é em bitcoins, é praticamente impossível rastrear o criminoso, tornando as vítimas extremamente vulneráveis a ter que pagar o resgate para terem seus dados de volta.


A palavra Ransomware vem de ransom, que é resgate e software, e seu objetivo é extorquir valores dos usuários para ter ganhos financeiros ilegais. Muitas vezes, os criminosos ainda ameaçam divulgar os dados roubados, o que pode causar diversos prejuízos dependendo do que houver no sistema da pessoa ou empresa.


De que maneiras o ataque é feito?


Existem muitas maneiras de sofrer um ataque de Ransomware, mas os principais são:


  • E-mails contendo links ou anexos contendo o malware;
  • Anúncios na internet nos quais o usuário clica em links suspeitos;
  • Instalação de apps contendo o software malicioso;
  • Links enviados pelas redes sociais;
  • Atualização de ferramentas através de sites não oficiais.


Quais os tipos?


Existem diversos tipos de Ransomware, sendo três os mais comuns:


  • Criptografador: como o próprio nome já diz, criptografa os dados do usuário, deixando-os ilegíveis. Dessa forma, a vítima só consegue entendê-los se utilizar uma chave de descriptografia que restaura das informações;
  • Bloqueador: bloqueia o acesso aos dados, ao sistema operacional ou, muitas vezes, a funções específicas do computador;
  • Destruidor: apaga ou corrompe permanentemente os arquivos, o que impossibilita qualquer tentativa de recuperação.


É importante salientar que muitos cibercriminosos combinam mais de um tipo de Ransomware e outras variáveis podem surgir enquanto você lê esse texto! Por isso, é fundamental se proteger desses ataques.


Como se proteger dos ataques de Ransomware?


O Ransomware é considerado um dos ataques mais preocupantes pelas empresas. Por conta disso, são várias as soluções criadas por organizações para tentar protegê-las.


Um exemplo é a Microsoft que dedica uma parte do seu site para orientar os usuários na prevenção do Ransomware.


Uma maneira fundamental para qualquer empresa é a proteção através de firewalls, além de manter sempre todos os softwares atualizados para que os criminosos não encontrem brechas de atualização para se infiltrarem.


Antivírus sempre atualizados e programados para fazer rastreamentos constantes também são essenciais. Além de backups recorrentes para garantir o acesso aos dados no caso de um bloqueio.


No entanto, uma das melhores maneiras de prevenir o Ransomware é sempre desconfiar de tudo o que recebe. Sendo assim, não clique em links suspeitos ou baixe programas e softwares de locais que não são totalmente confiáveis.


Devo pagar o resgate de um ataque Ransomware?


Não se recomenda pagar o resgate desse tipo de ataque. Principalmente porque não há uma garantia de que os criminosos realmente vão devolver o acesso, mesmo após o pagamento.


Além disso, quando uma empresa paga um resgate, acaba incentivando esse tipo de crime já que, quanto mais dinheiro os hackers recebem, mais encorajados ficam para infectar outras vítimas.


O Seguro Cyber como forma de se proteger contra ataques cibernéticos


Proteja-se contra qualquer tipo de ataque cibernético através do Seguro Cyber. Afinal, mesmo tomando todos os cuidados, os seres humanos são vulneráveis e podem se descuidar.


Por isso, ter uma garantia de que sua empresa irá proteger seu patrimônio mesmo em uma situação como esta é fundamental para ter tranquilidade.


Além disso, o Seguro Cyber, ou Seguro de Responsabilidade Civil Cibernético, faz parte da gestão de riscos da sua empresa, pois a protege financeiramente contra danos e prejuízos decorrentes de vazamentos de dados ou violações de privacidade e até sanções da LGPD, garantindo a continuidade do seu negócio.


No caso de um ataque Ransomware, você contará com um time tecnicamente capacitado para apoiá-lo, até mesmo na negociação de resgate em caso de extorsão. Faça agora sua cotação.


E continue acompanhando o nosso blog para mais dicas como essa.

Fale conosco

Compartilhe o Artigo

10 mai., 2024
Conheça os perigos da Inteligência Artificial
03 mai., 2024
Riscos reputacionais são cada vez mais comuns e podem manchar a marca de uma empresa. Em nosso artigo, mostramos como lidar e evitá-los
Seguro para LGPD
22 abr., 2024
Entenda o que é o Seguro para LGPD, quais suas principais coberturas e qual a sua importância para a adequação da lei. Agende um diagnóstico gratuito agora!
Mais Posts
Share by: