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nvseguros • mai. 29, 2023

Como os ataques cibernéticos podem afetar a reputação da sua empresa

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Quando se fala em ataques cibernéticos, costuma-se pensar nos prejuízos financeiros ou na LGPD – Lei Geral e Proteção de Dados e suas multas e sanções. No entanto, existem consequências muito comuns para as empresas que sofrem algum tipo de violação: os danos reputacionais.

Danos reputacionais são aqueles que prejudicam a reputação ou percepção pública de empresas ou pessoas. Eles podem ocorrer tanto por conta de ações da própria organização quanto de terceiros, como fornecedores ou clientes.

Como você pode se proteger destes danos e o que os ataques cibernéticos têm a ver com a reputação da sua empresa? É o que vamos falar agora!

O que são danos reputacionais?

Danos reputacionais vêm dos chamados riscos reputacionais que, por sua vez, são eventos que podem prejudicar a percepção da empresa em relação ao mercado.

A reputação de uma empresa é construída ao longo do tempo e tem como base uma postura esperada pelos clientes, fornecedores, funcionários e demais pessoas envolvidas. Essa postura costuma vir acompanhada de ética, responsabilidade, honestidade e transparência.

Ela pode demorar muitos anos para criar uma imagem positiva e não costuma se destruir por apenas um episódio pontual. No entanto, com a expansão da internet e das redes sociais, as repercussões negativas às empresas têm causado muitos problemas para sua imagem.

Tipos de riscos reputacionais

Existem vários tipos de riscos que podem causar danos reputacionais às empresas. Conheça:

  • Ética: quando acontece alguma fraude, suspeita de corrupção, desvio de dinheiro e outros tipos de violação ética e moral;
  • Produtos ou serviços: quando ocorrem falhas, defeitos ou qualquer evento que possa oferecer algum tipo de risco tanto para os clientes quanto para o meio ambiente;
  • Social: tem a ver com a relação entre a marca e seus clientes, onde um problema no relacionamento pode causar um risco reputacional;
  • Exploração: empresas que são expostas por não oferecerem condições dignas de trabalho aos funcionários;
  • Posicionamento: quando a empresa se posiciona ou não a respeito de diversidade, inclusão ou sustentabilidade, gerando um impacto na sua reputação;
  • Privacidade: causada pelo vazamento de dados pessoais, causando perda de confiança dos clientes ou fornecedores.

E é sobre este último risco que vamos falar agora.

Como os ataques cibernéticos podem afetar a reputação da sua empresa

Já sabemos que os ataques cibernéticos são causados por diversas falhas dentro das empresas. Seja por negligência humana, através das Engenharias Sociais , ou por falta de compliance. O fato é que as violações têm sido cada vez mais comuns e prejudiciais ao patrimônio e à imagem das organizações.

Um estudo de julho de 2021 feito com mil brasileiros, pela plataforma Toluna junto com a empresa de aplicativos Zoho, afirma que 48% das pessoas que foram entrevistadas deixariam de comprar de uma empresa que sofreu um ataque cibernético. Isso demonstra o quanto os consumidores estão preocupados com a segurança cibernética que as empresas oferecem.

Os danos à reputação podem causar desde redução nos lucros e nas vendas até a perda definitiva de clientes. Além disso, ainda pode impactar na relação com fornecedores, parceiros e investidores.

Muitas empresas ainda não enxergam a necessidade de proteção contra violações cibernéticas, achando que são muito pequenas e que, por conta disso, não geram interesse dos hackers. Mas a verdade é que, essas são as que mais sofrem quando estes ataques ocorrem, principalmente pela falta de proteção em relação ao seu patrimônio.

Segundo o estudo Mapa da Fraude , realizado pela ClearSale, empresa autoridade em soluções antifraude, os ataques a microempresas cresceram 102% de 2021 para 2022. Afinal, são elas que costumam ter menos tecnologia e/ou preocupação com sua segurança, se comparadas às grandes organizações.

Por conta disso, é fundamental investir em treinamentos, construir planos de resposta aos incidentes e o principal: proteger-se com a contratação de uma apólice de seguro cibernético de danos reputacionais.

Seguro cibernético de danos reputacionais: como funciona?

Por mais que existam diversas leis que obrigam que as empresas assumam a responsabilidade sobre seus atos, são poucas ainda aquelas que contratam um seguro que as protege dos danos financeiros causados por suas vulnerabilidades.

As coberturas de danos reputacionais em um seguro cibernético ajudam a empresa a proteger sua reputação e imagem pública em caso de incidentes cibernéticos, como ciberataques, vazamentos de dados ou outras violações de segurança.

Confira as coberturas que o seguro de danos reputacionais oferece:

  • Auxilia no gerenciamento de crises;
  • Monitora e avalia menções nas mídias sociais e plataformas online;
  • Indeniza os custos de recuperação de imagem;
  • Reduz a possibilidade de perda de receita após incidentes cibernéticos;
  • Reduz riscos de maiores prejuízos financeiros e danos reputacionais;
  • Acelera o processo de recuperação do desastre, após o incidente.

Proteja sua empresa na NV Seguros Digitais

Com o Seguro Cibernético da NV Seguros Digitais você protege sua empresa em caso de danos de responsabilidade decorrentes de vazamentos ou violação de dados e informações. Assim, você mantém seguros os dados pessoais, a propriedade intelectual e o segredo do seu negócio.

Aqui você também pode contratar diversos outros produtos, como o seguro Proteção de Gerentes e Dirigentes (D&O) que protege o patrimônio dos executivos e profissionais com cargos de liderança por conta de erros e omissões de gestão, imprudência, imperícia e negligência.

Fique por dentro das novidades no mundo cibernético e de como cuidar da segurança da sua empresa aqui no nosso blog.

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