Layout do blog

nvseguros • jul. 10, 2023

Proteção para gerentes e dirigentes: saiba como resguardar seu time de liderança

>

Não são só as empresas que podem sofrer prejuízos financeiros e de reputação quando há uma violação de dados ou algum tipo de negligência. Os cargos de liderança também podem ser afetados como consequência desses atos. É por isso que toda empresa precisa pensar na proteção para gerentes e dirigentes.

Afinal, cargos de gestão exigem responsabilidade. Por isso, precisam ser exercidos com tranquilidade, sem que o gestor tenha receio de sofrer danos de patrimônio ou de ter que dispender de recursos ao obter algum tipo de defesa para processos judiciais, administrativos ou arbitrais.

Assim surgiu o chamado seguro D&O, que oferece garantia ao patrimônio pessoal dos executivos e gestores. Então, se você quer saber mais sobre este seguro e como resguardar seu time de liderança, acompanhe!

O que é o seguro D&O?

Também conhecido como seguro de Responsabilidade Civil de Administradores e Diretores, o seguro D&O (Directors and Officers Liability Insurance) oferece proteção para gerentes e dirigentes de empresas contra ações de terceiros. Ele cobre pessoas físicas, ou seja, pode-se inserir outros empregados, conselheiros, administradores e diretores, desde que estes possuam cargo de gestão e tomada de decisão na empresa.

O seguro D&O já existe desde 1930 nos Estados Unidos e atende organizações de qualquer porte e atividade, do Brasil ou de fora, ou instituições sem fins lucrativos. Aqui no país ele só chegou na década de 90.

Considerado uma ferramenta de proteção, o seguro D&O tem como objetivo fornecer indenização a terceiros em caso de responsabilidade judicial ou administrativa involuntária dos membros da gestão, imprudência, imperícia e negligência. Pode também ser utilizado em situações que envolvam questões tributárias, fiscais ou descumprimento de normas.

Quais as coberturas?

As principais coberturas que o seguro normalmente oferece são:

  • Cobertura e/ou adiantamento de despesas em caso de bloqueio de bens;
  • Custos com profissional de relações públicas;
  • Danos corporais;
  • Danos morais;
  • Defesa em casos de acusações infundadas ou não;
  • Fiança e caução judicial;
  • Indenizações em caso de erros ou omissões;
  • Indenizações em condenações;
  • Multas ou outros tipos de penalidades civis;
  • Pagamentos de honorários relacionados ao custo de defesa;
  • Reembolso de despesas legais ou indenizações;
  • Responsabilidades estatuárias, ou seja, relacionadas à Sociedade Anônima;
  • Riscos de inquéritos, investigações ou demais processos.

Como o seguro D&O pode ser considerado uma proteção para gerentes e dirigentes?

Sendo a proteção de gerentes e dirigentes a principal finalidade do seguro, ele pode ser acionado em situações de reclamações de terceiros que tenham relação com as pessoas que ocupam os cargos de gestão na empresa. Estes terceiros podem ser funcionários, consumidores, concorrentes, acionistas, entre outros.

Isso faz com que o seguro D&O seja uma arma fundamental de proteção financeira para a própria empresa, minimizando os riscos e fazendo com que exista uma garantia ao ter que lidar com situações que ocorram com estes terceiros.

Inclusive, esse seguro tem sido considerado uma necessidade para grandes empresas, principalmente por conta do aumento das investigações anticorrupção e a necessidade de suporte jurídico dos cargos de alta gestão.

Processos tributários também estão sempre em evidência nas empresas. Afinal, ainda existem muitas situações onde há erro no pagamento de impostos, o que pode gerar para o gestor um processo criminal ou responsabilidade fiscal.

Além disso, também temos a questão em relação a proteção da  imagem de gerentes e dirigentes. Isso porque, no atual cenário, uma notícia negativa pode ser extremamente prejudicial à carreira profissional e o seguro cobre os custos relacionados à contratação de pessoas que podem restabelecer essa imagem.

Por fim, lembramos que, mesmo que o profissional se aposente ou seja desligado da empresa, existem responsabilidades que não prescrevem. Nesse caso, o seguro também oferece cobertura com prazo complementar para quem se aposentou ou se demitiu.

Seguro também é válido para DPOs

Existe um caso específico que o seguro D&O também é válido, que é no caso dos DPOs (Data Protection Officer).

Segue comentário da CEO da NV Seguros Digitais, Dionice de Almeida: “Algumas empresas já tem o seguro D&O contratado, porém ainda desconhecem a proteção que o seguro oferece. É o caso, principalmente, de cargos novos que surgiram recentemente, como o DPO. Isso porque ele é funcionário CLT e possui decisões na gestão da proteção de dados da empresa. Assim como os diretores, estes profissionais também sofrem muita pressão na tomada de decisões e, portanto, merecem uma atenção especial com a contratação deste seguro que protege os gerentes da corporação.”

Contrate o seguro D&O na NV Seguros Digitais

Na NV Seguros Digitais você contrata o seguro D&O e tem a tranquilidade de amparar seu time em situações como má gestão, conflitos de interesse, violações de leis e regulamentos, difamação e muito mais.

Se você quer oferecer proteção para gerentes e dirigentes, faça agora uma cotação e garanta a tranquilidade do seu time.

E se você quer saber mais sobre o mundo do seguro, violações e ataques hackers, LGPD e muito mais, continue acompanhando o nosso blog !

Fale conosco

Compartilhe o Artigo

03 mai., 2024
Riscos reputacionais são cada vez mais comuns e podem manchar a marca de uma empresa. Em nosso artigo, mostramos como lidar e evitá-los
Seguro para LGPD
22 abr., 2024
Entenda o que é o Seguro para LGPD, quais suas principais coberturas e qual a sua importância para a adequação da lei. Agende um diagnóstico gratuito agora!
riscos do metaverso
05 abr., 2024
Entenda quais são os principais riscos do metaverso para empresas que atuam com esse tipo de Inteligência Artificial.
Mais Posts
Share by: