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nvseguros • set. 23, 2019

A transformação digital e as pequenas empresas, o empreendedor está preparado para o consumidor?

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Quem hoje não está conectado às novidades que a transformação digital está trazendo para o mundo dos negócios está atestando sua decisão de ficar para trás no mercado em geral.

O livro Cibercultura , por exemplo, nos mostra muito claramente que a nova era da civilização atual está passando. Pierre Lévy demonstra com muita propriedade os impactos da era digital e de que forma estes conceitos estão influenciando nos nossos negócios.

Precisamos repensar como estamos inovando em nossas empresas. Isso, levando em consideração o impacto da influência digital que o nosso consumidor está recebendo o tempo todo no seu cotidiano e na sua nova forma de administrar sua vida.

A transformação digital nas pequenas empresas

Eu, particularmente percebo toda a transformação digital que as empresas estão sendo levadas pela Era da Inovação de maneira extraordinária. Ela está influenciando o comportamento do atendimento e das vendas nas empresas, pois os consumidores estão buscando, na sua grande maioria, por empresas inovadoras, desde a sua cultura interna como na forma de atendimento.

Não é à toa que só se fala em Startups, onde os fracassos que um dia foram mal vistos hoje são sinônimos de experiências.

Agradeço muito por isso, pois eu mesma tive algumas sociedades que não deram certo e que eu preferi me retirar e recomeçar do zero pois tenho princípios e valores muito bem definidos e me sinto muito bem resolvida e feliz com minhas empresas atualmente.

A LGPD

A Era da inovação também nos traz mudanças na legislação, como a LGPD. Mesmo seu surgimento tenha sido influenciado pela GDPR na Europa, surge no Brasil ainda confundindo muitos empresários este tema importantíssimo.

Em resumo, ela protege os dados pessoais dos titulares. Mas de que forma serão tratados estes dados? Adequa-se facilmente com um bom Compliance e advogados especialistas. Assim, a famosa LGPD vem para ficar embora alguns ainda acreditem que poderão continuar com o jeitinho brasileiro.

Riscos cibernéticos

E ainda no tema inovação podemos citar os crimes chamados de riscos cibernéticos. Temos vistos grandes ataques de crackers e suas façanhas crime. Alguns pedindo resgates em bitcoins ou danificando softwares, ou simplesmente, dados negligenciados por seres humanos que não são devidamente capacitados mas que podem causar danos reputacionais irreparáveis às empresas.

E para se protegerem, as empresas contam com seguro cibernético, que cobre praticamente todas as preocupações com as notificações e multas da LGPD. Também cobre os danos à imagem, à marca da empresa, honorários advocatícios, lucros cessantes e até mesmo o crime de extorsão consegue-se cobertura nas melhores seguradoras que atendem este ramo de seguro.

Aliás, este seguro nem é não tão recente, já que existe desde 2012 no Brasil, mas que quase nenhuma empresa ainda percebeu a sua importância. Principalmente pelo fato de que não se falava muito neste tema até que surgiu o assunto sobre LGPD. Desta forma, muitos leigos pensam que o seguro Cyber surge para atender a nova lei. No entanto, ele existe porque o risco cibernético já é tratado desde 1997 nos EUA, vindo atender o Brasil em 2012.

As pequenas empresas estão preparadas para a transformação digital?

Tendo em vista tudo isto, eu me pergunto o quanto o empreendedor está se informando para preparar sua empresa para se tornarem digitais? Será que o empresário no Brasil está mesmo preparado para todas estas mudanças?

A transformação digital não é só digitalizar os documentos. Sair do tradicional significa mudar sua cultura. Não se consegue transformar uma empresa e inovar sem mudar a cultura dentro do empreendedor e isto requer uma transformação de cima para baixo na organização.

A grande maioria dos negócios estão sendo realizados pela rede, Hoje o WhatsApp é um grande fomentador de negócios e vem comprovando esta mudança no comportamento da compra. Hoje as pessoas querem receber conteúdos ricos para consumir o produto final de uma empresa. Estamos passando por toda esta mudança psicológica de comportamento de compra e a venda necessariamente deve passar por esta adaptação interna e cultura da sua forma de se apresentar ao cliente.

Eu penso que é uma necessidade de sobrevivência no mercado. O empresário que não mudar sua cultura, ser mais resiliente e adequar seu negócio para atender a demanda do consumidor de forma cada vez mais inovadora, estará contando seus dias de sobrevivência.

Então para que esperar mais e ficar insistindo com aquele velho argumento de que sempre deu certo assim então não vou mudar? Sinceramente? Porque o mundo já não é o mesmo que era no segundo anterior. A internet chegou para acelerarmos nossa evolução e de forma fantástica conseguimos aprender tudo que estivermos dispostos. Afinal, com a internet hoje alcançamos o Mundo das informações.

Então bora lá! A transformação começa por você! Bons Negócios!

Dionice de Almeida
CEO – NV Seguros Digitais e CEO Drala Escola Virtual de Seguros
Autora do 1º Curso EAD sobre Seguros Cibernéticos no Brasil

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