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nvseguros • abr. 27, 2023

Como será o futuro das seguradoras?

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Quando víamos filmes e séries futuristas, com eletrodomésticos automatizados ou carros que dirigiam sozinhos, não imaginávamos que estávamos tão próximos a essa realidade. Mas pensando nisso, o que o futuro reserva para a nossa área? Como será o futuro das seguradoras?

A empresa de consultoria MacKinsey realizou o estudo Insurance 2030 – The Impact of AI in The Future of Insurance. Ele mostra as principais tendências para as companhias de seguro poderem se adaptar a essa nova realidade. Dessa forma, podemos ter uma ideia do que nos espera nos próximos anos.

Se você quer saber quais são essas tendências e como estar preparado para elas, acompanhe!

O futuro das seguradoras

Sabemos que a tecnologia tem transformado diversas atividades do nosso dia a dia. Já temos eletrodomésticos automatizados e até sites que respondem nossos mais profundos questionamentos. Mas e como ela impacta ou impactará o mercado de seguros?

Segundo o artigo da MacKinsey , o seguro mudará do atual estado que é “detectar e reparar” para “prever e prevenir”. Isso porque diversas tecnologias estarão disponíveis para que possamos realizar essa prevenção.

Sendo assim, todo o mercado terá que entender quais são os fatores que vão colaborar com esta mudança e como a Inteligência Artificial (IA) vai alterar todos os processos como sinistros, distribuição e até preços dos seguros. E isso vai mexer na cultura organizacional e nas habilidades de cada um dos profissionais em abraçar essas mudanças.

Conheça agora quatro tendências que moldarão o futuro das seguradoras, baseado no estudo da MacKinsey :

1. Grande aumento de dados de dispositivos conectados

Hoje temos diversos dispositivos que já estão conectados, como nossas TVs, carros, smartphones e smartwatches. No entanto, espera-se que, em breve, haverá um enorme aumento do número da quantidade de dispositivos, com o acréscimo de novas categorias.

Especialistas, segundo o estudo, estimam que, até 2025, haja até um trilhão de dispositivos conectados. Esse aumento permitirá que as seguradoras entendam ainda melhor seus clientes, entregando produtos mais personalizados.

2. Evolução da robótica

Já existem muitas soluções proporcionadas pela robótica, como a impressão 3D, por exemplo. O estudo afirma que, até 2025, essas construções impressas serão comuns, o que pode alterar as avaliações de risco.

O uso de carros autônomos também é uma evolução da robótica que vai alterar os pools de riscos, ou seja, o agrupamento de contratos que irão influenciar os reajustes no seguro. Além disso, também irá mexer nas expectativas dos clientes, possibilitando novos produtos a serem entregues pelas seguradoras.

3. Ecossistemas de código aberto

Cada vez mais teremos acesso a conhecimentos que antes eram restritos a apenas algumas pessoas. Sendo assim, tanto as empresas públicas quanto privadas se unirão para criar ecossistemas de códigos abertos, onde os dados serão compartilhados e será possível modificar e/ou aprimorar os processos.

Ao integrar softwares livres e código aberto às suas plataformas, as empresas oferecem uma tecnologia livre e aberta que faz parte da mesma regulamentação e estrutura de cibersegurança, beneficiando tanto os proprietários quanto os clientes.

Isso quer dizer, por exemplo, que dados de casas ou carros dos segurados poderão ser transferidos diretamente para as seguradoras ou disponibilizados para empresas e, facilitando a avaliação de risco.

4. Avanço nas tecnologias cognitivas

As tecnologias cognitivas se baseiam vagamente na capacidade do cérebro de aprender por meio de decomposição e inferência. Ou seja, o cérebro é capaz de dividir um problema em parte menores, assim como extrapolar informações com base em conhecimentos prévios, fazendo com que sejamos adaptáveis e flexíveis.

Dessa forma, as redes neurais e outras tecnologias de aprendizado evoluirão para processar fluxos de dados que vão relacionar os seguros com o comportamento e as atividades das pessoas. Isso quer dizer que as seguradoras terão acesso a modelos que estão sempre se adaptando ao cotidiano, gerando novas categorias de produtos que respondem às mudanças e comportamentos em tempo real.

Assim, novos softwares aprenderão ao mesmo tempo que os segurados executam suas atividades, o que pode influenciar nas apólices de seguros.

O futuro das seguradoras em 2030

Todas essas mudanças tecnológicas terão um grande impacto no futuro das seguradoras, tanto na precificação quanto no atendimento de sinistros. Isso quer dizer que as apólices poderão ser precificadas quase que em tempo real, baseada nos padrões comportamentais e atitudes dos segurados.

A IA será capaz de criar perfis de risco, alterando os valores das apólices. Assim como os contratos inteligentes poderão autorizar pagamentos diretamente na conta do cliente, habilitados pela tecnologia blockchain. Ou seja, serão de forma descentralizada, sem depender de uma única autoridade central.

Poderão surgir novos seguros UBI ( Usage-Based Insurance ou Seguro Baseado no Uso, que coleta informações sobre o comportamento dos segurados), com micro coberturas como seguro bateria de telefone ou seguro atraso de voo, todos personalizados de acordo com as necessidades dos clientes. Assim como, as seguradoras poderão oferecer experiências e valores diferenciados para os seus beneficiários.

Os sinistros serão notificados e acionados automaticamente através de drones e sensores IoT ( Internet of Things ou Internet das Coisas, que conecta dispositivos com a internet), sejam de carros ou até de casas, monitorando fatores de risco. Tudo isso muda o foco para a prevenção de perdas potenciais.

Como as seguradoras podem se preparar para o futuro?

Algumas atitudes podem e devem ser tomadas agora para que as seguradoras estejam preparadas para o futuro:

  • Atualizar-se em relação às novas tecnologias e a IA: não apenas a equipe de TI, mas a seguradora como um todo deve investir tempo e recursos para desenvolver seus conhecimentos;
  • Desenvolver um plano estratégico: usar a tecnologia em favor da estratégia de negócios, bem como repensar o envolvimento com o cliente e o posicionamento da marca, investindo em novos produtos;
  • Criar estratégias de organização de dados: as seguradoras precisarão de maneiras de ter acesso a dados externos para que sejam combinados com os internos e, assim, possam desenvolver a estratégia da empresa;
  • Adquirir e reter talentos e tecnologias: investir em pessoas com mentalidade e habilidade para lidar com as novas tecnologias, com criatividade e disposição para trabalharem em constante evolução. Além disso, investir em tecnologia que suporte a nova arquitetura de TI.

Para ser uma seguradora do futuro é preciso mudar a mentalidade de que essas mudanças são uma ameaça e passar a vê-las como aprendizado e oportunidade de inovar, otimizar processos e, assim, exceder as expectativas dos clientes do futuro.

E o que esperar das corretoras de seguro do futuro?

Não só as seguradoras terão que se preparar, mas também as corretoras de seguro. Afinal, uma depende da outra e o cliente do futuro certamente vai exigir essas mudanças.

Com o aumento do uso das tecnologias, também aumentam os riscos de roubo de dados, vazamento de informações e ataques hackers. Sendo assim, será praticamente obrigatório ter um seguro cyber para que as empresas consigam manter seu patrimônio.

Para se preparar para o futuro, as empresas precisam contar com profissionais especializados e com o seguro cyber não é diferente. Afinal, para analisar o risco e ajudar a manter o cliente com a segurança e protecionais para continuidade do negócio, é preciso ter um conhecimento profundo sobre esse produto.

Além disso, corretoras especializadas também ajudam na elegibilidade para contratação do seguro de acordo com as necessidades do cliente. Além de auxiliarem no momento do sinistro, na orientação para a regulação do sinistro com a rápida mitigação e consequentemente redução dos prejuízos decorrentes do incidentes. Esses serviços são fundamentais para deixar as empresas ainda mais preparadas para qualquer intercorrência.

A NV Seguros Digitais é uma corretora de seguros especializadas em seguro cyber, com profissionais que já atuam há muitos anos no mercado. Além disso, ainda oferece seguro de responsabilidade civil profissional, proteção para DPO, Liability, entre outros. Faça agora uma cotação e garanta a proteção da sua empresa.

Fique por dentro das novidades sobre seguro cibernético e novas tecnologias acessando o nosso blog.

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