Layout do blog

nvseguros • nov. 07, 2022

Copa do Catar aumenta consideravelmente número de Phishing

>

Grandes eventos como a Copa do Mundo costumam movimentar bastante a economia do país anfitrião, assim como dos patrocinadores da competição. Os mal intencionados da internet já perceberam isso e, mesmo ainda faltando um tempo para o início dos jogos, aproveitaram para usar a Copa do Catar para aplicar uma série de golpes.

Essa ocorrência fez com que mais casos de spam e phishing fossem registrados, acendendo um alerta para internautas e empresas de todo o mundo. Afinal, a Copa do Catar chama muita atenção e mesmo antes de sua realização os golpistas já conseguiram suas principais vítimas.

Quer entender mais sobre esses golpes e como evitá-los? Continue lendo.

Qual a relação da Copa do Catar com ataques cibernéticos?

Apesar de estarmos próximos da Copa do Catar, os golpes relacionados à competição se concentram bem antes disso, em 2021. A situação ganhou atenção da mídia quando pesquisadores da Kaspersky detectaram cerca de  11 mil e-mails fraudulentos , utilizando a copa do mundo como isca.

Os estudos da Kaspersky aconteceram entre 15 de agosto e 15 de outubro de 2021 e golpes como phishing e spam foram extremamente comuns. Internautas interessados no evento sofreram, porém, o estudo mostrou um novo tipo de vítima: empresas.

Sim, muitos golpes foram direcionados a empresas com interesse em patrocinar o evento. Lembra como comentamos que a Copa do Mundo movimenta muito a economia do país e dos patrocinadores da competição? Então, por isso as corporações foram tão visadas.

Entenda o que é phishing e spam

Antes de explicar com mais detalhes sobre os ataques em questão, vamos relembrar o que são o phishing e o spam , para ficar ainda mais claro a gravidade desses crimes. Ambos fazer parte da Engenharia Social , são típicos do mundo virtual e já fazem parte do dia a dia de empresas e usuários de internet.

Vamos começar com o phishing . O termo é um trocadilho com a palavra em inglês para pescaria – fishing –, isso porque os criminosos usam uma “isca” para chamar atenção do internauta. Basicamente, o phishing faz as pessoas compartilharem informações sigilosas e importantes.

A partir da prática, eles têm acesso ao CPF, número de cartão de crédito e outros dados sensíveis de um ou mais usuários. Para fisgar, mandam e-mails com uma chamada exagerada, despertando curiosidade. Ao acessar algum link ou depois do internauta digitar os dados, eles conseguem as informações sigilosas.

E o spam ?

O spam é outra prática muito comum na internet e já é de conhecimento público há bastante tempo. Nesse caso, trata-se de uma mensagem eletrônica que aparece sem a permissão do usuário. É comum vermos no e-mail – por isso existe a aba spam – e geralmente funciona com alguma chamada comercial, forçando a curiosidade de quem lê.

Apesar disso, não é incomum vermos o spam em outras plataformas, como em blogs ou mesmo ao navegarmos nas redes sociais. Independentemente da fonte, a base é a mesma: a mensagem diz ter um produto ou serviço “imperdível” e por isso a pessoa cai em um golpe, podendo até mesmo perder dinheiro.

Em outros casos, o modelo pode ter como intenção simplesmente espalhar um rumor, uma Fake News. Também acontece do crime ocasionar o aparecimento de vírus no computador do usuário. Por isso, todo cuidado é pouco.

Principais ataques cibernéticos

No caso dos ataques relacionados à Copa do Catar, o phishing e o spam foram os modelos mais comuns. Porém, como comentamos, os alvos foram dois grupos específicos: internautas e empresas interessadas em patrocinar a competição.

A prática adotada contra o primeiro grupo foi enviar mensagens alegando que os usuários haviam sido selecionados para participar de um sorteio, com a chance de receber um dinheiro, criado por um fundo em nome da Copa do Mundo.

Nesse caso, a Kaspersky indica a possibilidade das vítimas terem de pagar alguma taxa para participar do sorteio e aí entra outro problema: a perda total do montante. Outra atividade ilegal adotada foi o uso de mídias em spam , disseminando arquivos maliciosos.

Já no caso das empresas, os e-mails detectados pela Kaspersky mostraram ofertas de participação em licitações, ou seja, as empresas se tornariam fornecedoras em um dos maiores eventos esportivos do mundo.

Bom, não precisamos dizer como a oferta era totalmente falsa, gerando o roubo de dados e informações sigilosas de tais organizações. Outras ameaças incluem AdWares, publicidades invasivas e trojans, feitos para roubar senhas e informações de login.  

O que fazer para evitar os golpes relacionados à Copa do Catar?

Existem algumas boas práticas a se adotar para evitar cair nos golpes. O legal é que as recomendações não precisam ficar restritas à Copa do Catar. É possível entender as orientações e utilizá-las para qualquer conteúdo malicioso dentro da internet.

Abaixo, listamos os principais:

  • Verifique o endereço de e-mail: desconfie de endereços estranhos, com muitos números e letras, desconfie de sites não oficiais;
  • Cuidado com pedidos de informações pessoais: dificilmente uma empresa com boas intenções vai pedir dados sigilosos, como CPF ou cartão de crédito;
  • Observe bem as mensagens: sabe aquelas chamadas muito exageradas, oferecendo coisas incríveis, de forma fácil? Bem possível ser golpe. Também verifique se existe muitos erros ortográficos;
  • Cuidado em empresas: proporcione à equipe treinamentos básicos de cibersegurança, os quais ensinam como identificar e evitar phishing e outros golpes.

Contrate a NV Seguros

Deu para perceber como a proteção de dados é essencial para uma empresa, não é? Antes mesmo da Copa do Catar, alguns golpes já aconteceram e todo cuidado é pouco para garantir a segurança de informações.

Para isso, a NV Seguros atua com excelência nos segmentos de Responsabilidade Civil e Seguros e Riscos Cibernéticos. Por mais segurança que uma empresa possa ter, o seguro se torna necessário para em caso de uma invasão, ela  esteja protegida financeiramente para cobrir os danos sofridos em consequência.

Faça um orçamento e não deixe de acompanhar mais informações no nosso blog.

Fale conosco

Compartilhe o Artigo

03 mai., 2024
Riscos reputacionais são cada vez mais comuns e podem manchar a marca de uma empresa. Em nosso artigo, mostramos como lidar e evitá-los
Seguro para LGPD
22 abr., 2024
Entenda o que é o Seguro para LGPD, quais suas principais coberturas e qual a sua importância para a adequação da lei. Agende um diagnóstico gratuito agora!
riscos do metaverso
05 abr., 2024
Entenda quais são os principais riscos do metaverso para empresas que atuam com esse tipo de Inteligência Artificial.
Mais Posts
Share by: