Layout do blog

nvseguros • jul. 22, 2022

Tendências internacionais – O seguro cyber no mercado americano

>

O crescimento de crimes cibernéticos em todo o mundo influenciou o aumento do seguro cyber nos mais diversos mercados. Apesar disso, o serviço ainda é visto e oferecido de maneiras diferentes, dependendo do país.

No Brasil, apesar do alto índice de roubos no meio virtual, o seguro cyber não está enraizado, se comparado ao mercado americano. Segundo uma reportagem da IstoÉ Dinheiro , o Brasil é o sexto país com o maior número de roubos de dados em todo o mundo.

Ainda assim, os EUA seguem na dianteira quando falamos de segurança de dados, especialmente para grandes empresas. Vamos conferir como funciona o mercado americano quando o assunto é seguro cyber?

Como os ataques cibernéticos são encarados nos Estados Unidos?

A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos ( SEC ), junto com o órgão autorregulador americano, a  FINRA , desenvolveu um estudo em 2015 constatando como os  ataques cibernéticos afetam cada setor da economia no território estadunidense.

O setor financeiro foi um dos mais vulneráveis, muito por causa de sua dependência às tecnologias e importância das informações que guarda. Por isso, nessa mesma época, os órgãos emitiram uma série de práticas para as instituições melhorarem a  segurança cibernética . Entre elas, se destacaram:

  • Controles para proteger dados e sistemas, usando padrões reconhecidos;
  • Desenvolver formas de compartilhar informações sobre as ameaças cibernéticas com outras instituições do setor;
  • Planos de resposta aos incidentes, com estratégias de containment , ou seja, contenção, recovery , em português, recuperação, processos de análises e investigações e planos de comunicação;
  • Treinamento de funcionários.

Seguro Cyber nos EUA

Com isso, é fácil constatarmos como a questão de seguro cyber é algo já bem estabelecido entre empresas americanas. Lá, ter esse tipo de ferramenta, assim como outras atitudes que visam a segurança cibernética, é obrigatório em certos setores.

Além do mais, o seguro cibernético nos EUA também é algo bastante difundido para cidadãos comuns. Diferente do que acontece no Brasil, algumas seguradoras já oferecem a opção como uma cobertura adicional em apólices tradicionais.

O cenário de análise da FINRA e SEC ocorreu em 2015. De lá pra cá, os ataques continuaram e a necessidade de difusão de informação contra os criminosos aumentou ainda mais.

América do Norte líder no segmento

Como mencionamos, a cultura do seguro cyber é diferente nos Estados Unidos, sendo assim, a quantidade de investimento também aumenta. Uma análise de 2022 da Vantage Market Research, divulgado na  GlobeNewswire , constatou que com o aumento dos  ataques cibernéticos , o mercado desse tipo de seguro aumentou.

Dessa forma, segundo o estudo, o mercado global de seguros cibernéticos deve atingir US$ 28,445 bilhões até 2028.

Lembrando que estamos em um cenário onde a América do Norte domina tal segmento. Isso se deve à presença de grandes players como American International Group, Inc.; e Lockton Companies, Inc. na região. 

Seguro Cyber no Brasil

O mercado no Brasil não tem a mesma força, se comparado ao dos Estados Unidos, isso é óbvio. Mas, um crescimento já pode ser observado.

Em março de 2022, ocorreu um recorde na comercialização de apólices para seguro cyber: cerca de R$ 13 milhões, valor 23,4% acima do registrado no mesmo mês, em 2021. Os dados foram coletados pela Confederação Nacional das Seguradoras ( CNseg ) e divulgados no site  CISO Advisor .

Aliás, em 2021 o cenário ainda era de questionamentos. 

Analisando o comportamento da NV Seguros com relação às vendas e fechamento do seguro cyber na carteira de clientes, a cada dia aumenta consideravelmente a procura pelo produto. Seja por cumprimento de exigências contratuais ou até mesmo orientação do compliance nas empresas.

O cenário vem sendo muito positivo para a expansão da carteira, porém percebe-se uma carência de profissionais especializados, o que traz muitas dúvidas aos consumidores finais. Isso porque esses acabam se sentindo acolhidos pela corretora, tendo em vista a necessidade de conhecimento técnico e específico das Leis de proteção de dados tanto LGPD como outras regulamentações mundiais, além da segurança da informação.

Sinais de mudança

O aumento na comercialização das apólices é uma indicativa de que o momento de desinformação deve ficar no passado. Mas, talvez com medidas parecidas com as dos EUA, a conscientização sobre a questão aumente ainda mais.

É importante lembrar também que, além do seguro, outras medidas de proteção são necessárias, como o ato de fazer backups com frequência, investir em potentes antivírus e firewalls, não utilizar softwares piratas , assim como estabelecer políticas de segurança de informação.

Além disso, seguir a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é a base para qualquer empresa. A legislação aborda sobre o tratamento de dados pessoais e como utilizá-los para fins comerciais. Sua intenção é proteger a privacidade e os direitos de cada um. Para isso, estabeleceu uma série de regras para coleta, uso, armazenamento e compartilhamento de dados.

Nesse sentido, seguir a  LGPD , contratar um bom seguro cibernético e estabelecer medidas de segurança são uma obrigatoriedade na sociedade moderna.

Contrate um seguro cyber

Na  NV Seguros Digitais , você tem acesso a um seguro que abrange atos de violação de segurança e privacidade, incluindo multas e sanções da LGPD. Também pode contar com proteção em casos de investigações formais e inquéritos e custos de violação de dados. Faça o orçamento e deixe seu patrimônio ainda mais protegido.

Quer mais informações sobre segurança, seguros e LGPD? Continue acessando  nosso blog e mantenha-se bem informado!

Fale conosco

Compartilhe o Artigo

10 mai., 2024
Conheça os perigos da Inteligência Artificial
03 mai., 2024
Riscos reputacionais são cada vez mais comuns e podem manchar a marca de uma empresa. Em nosso artigo, mostramos como lidar e evitá-los
Seguro para LGPD
22 abr., 2024
Entenda o que é o Seguro para LGPD, quais suas principais coberturas e qual a sua importância para a adequação da lei. Agende um diagnóstico gratuito agora!
Mais Posts
Share by: